quinta-feira, 3 de junho de 2010

Evolução dos traços da Hoshino.

To me sentindo meio dorgada hoje... meio dorgada, meio doente, meio com sono...! Ou seja, estou tudo menos bem! De qualquer forma, estou aqui porque o tédio me deixa doente. u.u
Enfim, uma das varias coisas que eu sempre quis falar, é sobre o desenho da Hoshino-sensei. Um dos varios motivos que me levam a crer que a ''Katsura'' Hoshino não esteja desenhando/escrevendo os atuais capitulos de DGm, é pela sua sua brusca mudança de design dos personagens. Mas venho me perguntado tempos atras, se essa mudança é mesmo tão brusca. Então, como eu comecarei essa resenha chata?

Bom, pra começar, todo mangaka que inicie sua carreira de desenhista, vai ter o melhor traçado do mundo. Excessões à parte, todo mangaka começa meio ruinzinho e pode terminar como um genio. Vemos como exemplo, Kubo Tite. No começo de Bleach, o desenho não era lá grande coisa, nem tinha seu diferencial, em certa parte. Com caras quadradas, olhos ''tortos'' e outros detalhes insignificantes. Mas com o passar do tempo, Tite evoluiu seu traço de tal forma, que se tornou, na minha opinião, um dos mais belos desenhos da Shonen Jump.
O problema da Hoshino, é que ela já começou desenhando bem isso é um problema?. Da pra notar no volume 1, que ela caprichava bastante nos cenários, na arte-final, sombreamento a base de hachuras, e tudo era bem detalhado. O leitor entendia o que estava acontecendo, graças a um bom apoio visual.
Da pra perceber também, que a cada volume, o desenho muda de alguma forma. ele vai evoluindo, como se os personagens crescecem a medida que o tempo vai mudando. Não era uma coisa estatica. O Allen cresceu, o Kanda ficou com cara de macho e a Lenalee...também mudou. Não só de desenho, mas também de personalidade. Todos evoluiram.

Nem parece muito, mas leiam 195 capitulos pra notar a diferença!

Quantas vezes ela foi ao cabelereiro?

Lembram como o Kanda era magrelo?

A Hoshino foi evoluindo aos poucos. Como ela é uma pessoa muito fragil todo japones é .-., com certeza ela deve ter mudado sua forma de desenhar, pra deixar menos trabalhoso. Deixando-o mais simples, não menos detalhado, mas no atuais capitulos, acho que a partir do volume 5, as hachuras não se fazem tão presentes, o sombreamento é bem mais a base de screentones esem flar que, o traço do volume 3, é finíssimo. Já os capitulos mais recentes, parecem ser feitos com ponta 0,7. De certa forma, embora o traço ainda seja leve, não possui aquela leveza presente nos primeiros volumes do mangá.
O que eu pude perceber, é que a partir do capitulo 172, os personagens começam a ficar mais... alimentados digamos assim, comparados aos exorcistas magrelos do inicio do mangá. Não importa o que o Kanda disse, todos os exorcistas foram moyashis.
Hoshino entrou em hiato de novo, e ficamos um bom tempo sem vê-la. Então o mangá retornou no capitulo 187, o que foi a bomba para os fãs. Uma mudança tão drastica de estilo, que pareceu que Hoshino pulou uns anos de evolução. A maioria dos fãs, eu inclusive não gostou muito como o traço voltou. É como se a Hoshino tivesse mudado o cânone inicial, usado em seus personagens, já que o enquadramento dos rostos, estava sim, diferente. Todo mundo estava um pouquino mais, anabolizado.

 não é pra tanto, não se preocupem xD

As razões para isso ter acontecido, são varias, se a gente parar pra pensar. Primeiro, essa mudança ''repentina'' aconteceu quando Dgm mudou-se pra Jump Square. Revista nova, criterios novos. Talvez DGm precisa-se se adaptar à nova casa. Mudando de resvista, consequentemente o editor não seria mais o mesmo. Não sei se o Y-san ficou a cargo de DGm até que ele se mudasse, mas com certeza os volumes atuais são influenciados por um editor qualquer que não é o senhor Y. E se ele é competente ou não não pra dizer. Tem que ver se Dgm esta vendendo bem no Japão. E sem falar que, a Hoshino deve ter mudado de lapiseira. Sim, isso influência muito. Falo por experiência própria! Ela estava atras da lapiseira perfeita. Será que ela achou? Nunca saberemos.

No mais, eu não sou ninguem para falar dos desenhos dos outros. Eu estava incomodada sim, com a mudança do design, mas isso não me preocupa mais. O que importa é que DGm continue sendo publicado e que eu compre uma toalha de banho dele. Afinal, todo artista evolui. É só comparar Hikaru no Go com Death Note, Guerreiras Mágicas com xxxHolic, Naruto com Naruto...bem, este nem mudou tanto assim, o traço só ficou mais parecido com o anime, mas evoluir ele evoluiu enquanto a trama... ¬¬

Bem, eu só espero que quando o Brasil alcançar esses capitulos estranhos, as vendas não tenham um resultado negativo por conta dos fãs chatos. Não quero nequinho fazendo boicote do mangá, só porque ta de mimimi com o desenho da Hoshino. O capitulo 187 tem 51 paginas, sendo que os capitulos convencionais de DGm, tem uma média de 20 a 30 páginas. Agradeçam!!

Bom, por hoje é só! ... Estou me sentindo menos dorgada =P

5 comentários:

Matt disse...

anw.. melhoras u.u

olha.. desde que passei a visitar esse blog (no inicio dos tempos) espero por essa postagem XDDD

eu não leio os ultimos capitulos que sairam no Japão... acompanho só a edição brasileira... mas ja procurei pela internet e o traço muda MUITO e_e
o traço que mais gosto é o atual... do volume 10 +/-
obviamente não vou deixar de comprar só pq o traço mudou... e agora que tu falou... realmente... a nova revista deve exigir um traço mais shounen u.u (convenhamos que DGm parece um shoujo -q)
mas espero ver esse traço logo pela panini \o\

obrigado por essa tão esperada postagem \*o*/

até \o

Rhode disse...

Este é um dos assuntos que eu mais queria falar, mas nunca tinha tempo pra bolar um texto tão analitico xD

E os volumes atuais estão bem mais shounen. Com direito a muita pancadaria, violencia e sangue jorrando >w<

Se bem q essa fase da arca de Noah começa batalhas mais...batalhosas xD

E sim, já estou bem :B

Matt disse...

tu se cura muito rapido ._." és uma Noah?! -q

Katsune-chan disse...

Semana passada estava arrumando meus mangás e encontrei os volumes de D.Gray-man. Confesso, sempre quis ler algum artigo falando sobre a mudança no traço da Hoshino (mesmo já tendo me "encucado" com isso todo santo volume que sai).

Aliás, ri muito com o "Kanda ficou com cara de macho". Pensei exatamente a mesma coisa quando o volume 23 saiu na minha cidade, faz uma ou duas semanas.

Quanto à mudança nos cortes de cabelo... Acho que os únicos que foram ao cabelereiro foram Allen e Lavi (Kanda não conta, ele mesmo corta seu cabelo//apanha). Ou melhor, Lavi só cortou mesmo quando eles colocaram o terceiro uniforme (e Lenalee nem cortou).

Também tinha reparado que a forma de desenhar ficou mais simples, mas com o mesmo brilho de um "Hoshino's", só que só notei mesmo na fase do Alma, que tem mais retícula do que cenários escuros. Antes, eu só tinha visto que ela passou a fazer as capas no computador (acho) no volume 14 (esqueci como eram as do volume 12 e 13). Só não tinha reparado que a mudança havia começado antes (talvez não no 5, ou pelo menos não no in~icio do volume, mas mais para o 6... Enfim).

Aliás, o que sáo screentones? São as retículas? Se sim, tem razão, no volume 1 quase não tinha retículas e depois já tem mais, de certa forma até enfeitando (no bom sentido) as páginas.

Quanto ao traço do volume 3, é verdade, ela começou com um trço médio, depois ficou finíssimo, lembrando shojo, e agora está mais grosso (confesso que não me acostumei ainda com o atual traço dela, mas notei que isso já vinha sendo usado desde o volume 9 ou 10, mas só para reforçar algumas cenas de luta). De fato não possui mais a leveza anterior (e pela qual me apaixonei), mas as páginas continuam com o seu brilho único.

Ri também com o "os personagens começam a ficar mais... alimentados " e o "Não importa o que o Kanda disse, todos os exorcistas foram moyashis". De fato, os homens ficam mais fortes e as mulheres mais... digamos, sensuais. Todos passaram de "fantásticos" para realistas.

Eu realmente não sei se alguns leitores boicotaram as vendas do mangá agora, mas eu não o fiz. Até porque no último capítulo do volume 23 o cabelo do Kanda voltou a ficar parecido com o do início, logo, algumas coisas ainda podem voltar a ser como eram antes. Assim espero.

Quanto ao editor, pelo o que ela falou nesse vol. 23, parece que ele não é lá grande cois... Ele ainda é inexperiente(?), mas ao menos a deixou evoluir a trama da maneira que ela achou melhor (como colocar o Allen de palhaço. Juro que não imaginava que o veria assim, mas até que não doeu tanto).

elena disse...

me atrevo a dizer q D.Gray-Man é meu anime/manga favorito de todos q ja li/vi...seriao...simplesmente fico infartando toda vez q leio cada cap desse manga maravilhoso...e realmente os traços mudaram, amei a parte *kanda ficou com cara de macho*. posso estar enganada, mas o kanda tinha esse estilo no começo pq era pra ele ser a reencarnação da amada dele? nao? enfim... kkkk soh restou-me uma duvida, o volume 23 é o ultimo msm, tipo, final msm do manga ou li errado?[tomara q eu tenha lido errado] bjusssssss