segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sobre Hoshino, desenhos e Bleach

eu tinha q aproveitar dessa imagem non-sense neh .-.

Ok, estou morrendo de raiva hoje com vontade de mandar meio mundo pra pqp. Independente disso, estou aqui pra expressar a minha opinião mais uma vez.

Essa semana mesmo eu havia comentado a evolução da Hoshino, e a estranheza por parte dos fãs, pela nova fase. Ha um tempo atras havia criado a teoria de que Hoshino tinha morrido, e colocaram outra pessoa no lugar pra escrever a história, teoria que, muitos concordavam. O site Portallos fez essa semana uma avaliação do decimo volume do mangá, ressaltando inclusive a caracteristica de DGm: os detalhes.

E o que Bleach tem a ver com tudo isso? Bom, eu havia comentado no meu post, sobre a evolução de Bleach. Tudo começou meio quadrado e sem nada em especial, mas depois de  tornou um traço suave e bem mais artistico. Um dos traços que eu mais admiro atualmente. E lendo o capitulo 195, que vou tratar de postar mais tarde, de repente me veio Bleach na cabeça, e o traço realmente lembra muito o atual estilo do Tite. A arte final, o sombreamento, enquadramento, e até mais sangue que o convencional. Muito mais.

Eu não leio Bleach, só assisto. Muito tempo sem ver também. Por isso não tenho um bom historico pra falar do traçado. Uma caracteristica de Bleach, é o trçado leve mas robusto. Traçado adotado na fase atual. Outra semelhança de estilos, é que os capitulos atuais de DGm tem menos detalhes de cenario, reticulas e há uma predominacia de desenhos em preto e branco. Sendo que no começo do mangá, a arte final era toda caprichada com hachuras e sombreamentos ''manuais''.








Os olhos também estão de certa forma parecidos, e olha que é a caracteristica mais importante em qualquer anime/mangá. Não estou dizendo que isso seja plágio, afinal, talvez a Hoshino tenha pego o estilo do Tite quando foi reestreiar DGm, pela Jump Square. Já que ela tinha que deixar o mangá mais shounen, talvez tenha se inspirado em uma mangá masi popular. Pode se notar isso pelas batalhas que vem seguindo so ultimos capitulos, gente morrendo, membros decepados, sangue jorrando, e os mais variados tipos de violencia gratuita que um shounen pode ter. Houve um aumento bastante significativo de violência, comparado com o inicio do mangá, onde era tecnicamente nula, ou suave a ponto de ser censuravel a um nivel 4Kids da vida. Sinceramente, ela poderia ter se inspirado em FMA. Afinal, sempre comparam esses dois animes/mangás.

E devolta às minhas teorias: a Hoshino morreu e colocaram outra pessoa pra desenhar, ou ela machucou tanto o pulso que até mudou o jeito de desenhar, ou um assistente que trabalhou com Tite, está ajudando com os capitulos, ou o novo editor é um fã de Bleach, ou ela está copiando o estilo do Tite pra deixar DGm mais popular, ou ainda, ela apostou com a irmã trocar de lugar pra ver quem faz um mangá melhor.

Embora o traçado ainda desca quente e rasgante pela garganta, eu acredito que DGM volte à essência um dia. E se não voltar... paciencia. Afinal não vão me devolver mais de 100 reais em mangas comprados.

Um comentário:

Matt disse...

nossa... quanta cultura x.x

eu não gosto de Bleach então não sei muito do traço do Sr. Tite. mas é possivel a Hoshino sempre ter querido fazer uma história com mais sangue e a Jump não ter deixado u.u

cada vez fico mais curioso pra ver o mangá na fase atual \o\