quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O caso Lenalee

Toda série de anime/mangá tem um personagem que todos odeiam, e concordam que este deveria morrer. No caso de D.Gray-man, esta pessoa é a Lenalee. Indiscutivelmente, todos concordam que a Lenalee é muito dramatica, emo e chora demais.
Eu realmente odeio pesronagens chorões, mas nunca havia me incomodado com  Lenalee. Acho que foi por ter passado batido por boa parte dos episódios, já que é onde ela mais chora, e também por ter lido o manga via scans, o que não dá a mesma sensação de de folhear um mangá palpável. Mas, sim, eu sempre reparei que ela chora bastante, e por qualquer coisa, sim... ela é muito sensivel.

Com um mangá em mãos, com qualidade superiror a scans, é possivel analisar direito as situações dos personagens. Então vamos analizar a choramingação da Lenalee.
Desde que eu começei a acompanhar o mangá da Panini, passou pela minha minha cabeça que a Lenalee estava menos sentimental, que no anime. Então vamos analizar isso por partes.

Lenalee é orfã de pai e mãe e foi afastada do seu irmão Komui, quando foi descoberta compativel com a Innocense, pela Ordem Negra, onde era maltratada e sempre tentava fugir, até que Komui se tornou supervisor. Uma infância traumatizante diga-se de passagem. Mas no começo da história, ela não demonstrava esse seu lado emo.
Pode-se dizer, que foi quando ela conheceu Allen Walker, que Lenalee começou a se mostrar uma pessoa emocionalmente frágil. Sim, o Allen foi culpado disso porque, é o Allen que ela se mostra mais, intima, vamos dizer assim. Ela sempre chora perto do Allen, se vocês repararem. Tudo começou quando os dois sairam em missão pela primeira vez, e entre desentendimentos e tapas na cara, ficaram um tempinho sem falar. A lenalee não gosta do olho esquerdo do Allen, e não gosta do modo que ele carrega o fardo de ser um exorcista sozinho.
Além do mais, a Lenalee teve um pesadelo, onde mostrva o fim do mundo, e ela estava sozinha em meio a ruínas. Entre essas ruínas, ela encontrou o Allen (e apenas o Allen), morto. Na abertura pode-se perceber a Lenalee chorando pelo Allen morto em seu colo.
Depois disso eles estavam na China, Lenalee chora ao ver o braço esquerdo do Allen esfarelando, e lembra-se do pesadelo. Ainda na China, Lenalee acaba abandonando o Allen com o Suman e nas memórias do Tim, acredita que ele foi morto pelo Noah. E ainda fica se culpando pelo Allen ter perdido a Innocence, como Won havia noticiado. Foi desde aí que ela começou a pensar no Allen sem parar. Ela pensou nele quando lutava com o Eshi, e também, enquanto isso, Allen ouviu a voz da Lenalee e se lembrou da noite em que perguntou a ela, por que se importava tanto com todos. Ela respondeu chorando aos ombros do Allen, que seus amigos eram seu mundo.

Depois da luta contra Eshi, e pela liberação forçada da Innocence, as pernas da Lenalee ficaram mais frágeis, e sua Innocence, praticamente inutil, já que por um tempo, ficou incapaz de ativa-la. Nesse meio tempo, ela sempre pensava consigo mesmo sobre se tornar mais forte e hora ou outra dizia algum discurso emo sobre odiar a Innocence, odiar Deus, odiar isso e odiar aquilo. Ela praticamente voltou ao normal, quando conseguiu mais uma vez, ativar a Innocence.

Desde o inicio, Lenalee deveria ser aquela personagem melancolica e sentimental, por causa de toda a tragedia que ronda a Ordem Negra e esta Guerra Santa. Pelo mangá ter um ambiente mais dramatico e serio, isso pode até ser ignorado de certa forma, mas a versão animdada, influenciou muito com a imagem chorona da Lenalee. Não que o seu passado tenha sofrido alguma censura ou adaptação bizarra, como em outros casos, mas se o anime em si possui um tom mais infantil e até bobinho em comparação ao mangá, isso vai influenciar tudo que estiver envolvido na trama.Em outras palavras, no anime deixa a sensação de que não faz sentido tanto drama da personagem em relação aos acontecimentos ruins, e que tudo o que aconteceu, era superável, deixando a garota com uma imagem mimada e emo.

Acho que o que não me fez ignorar o choro dela, foi o fato de apesar de ser uma chorona, a Lenalee faz alguma coisa. Ela lutou sozinha contra o Eshi (coisa muito rara de se ver em shounen, menina lutando sozinha) ela lutou lado a lado com o Allen, de igual pra igual contra o nivel 4 e não fica apenas esperando ser salva sem fazer nada. Atualmente no mangá nacional, ela está incapaz de lutar, mesmo que ainda tente fazer as suas pernas funcionarem direito, sem a Innocence, ela está no mesmo nivel que um humano normal.

Mas como a Lenalee não é a minha personagem favorita, pra mim isso é irrelevante.

2 comentários:

Matt disse...

Eu tbm não gosto muito da Lenalee. Mas ela é legalzinha sim XD
Não tenho nada contra ela chorando, até pq ela chora por motivos respeitaveis u.u

Mas é a vida.. sempre tem alguem pra chorar mais...

Anônimo disse...

Acho q vcs nao deviam "odiar" tanto a Lenalee pelo fato dela ser sentimental. Como ja disseram antes, ela chora por motivos respeitaveis. E foi ideia da propria autora q ela fosse assim.