sábado, 26 de fevereiro de 2011

Recruta-se mulheres para a Ordem

Puxa, faz muito tempo que eu não posto as minhas análises críticas sobre DGm. As vezes esqueço que criei o blog pra essa função, e acabo apenas postando noticias. Então vamos divagar um pouco sobre... os casais de D.Gray-man.

Primeiramente, eu não vou falar coisas do tipo "Ah, mas eu queria que o Allen ficasse com fulana por que ciclana não o merece bla bla bla..." não. Vou mais é divagar a cerca de como os romances são abordados. Quando fiz a análise do volume 14, eu me perdi bastante na hora de escrever, e acabei deixando muita coisa importante de lado, e falando muita bobagem. Estava de mau humor naquele dia. Eu não cheguei a comentar, mas uma coisa me chamou muito a atenção nele, me irritou de forma que não havia me irritado quando li pela primeira vez. Ter o volume encadernado em mãos faz a gente reparar em mais detalhes, pois bem...

O que me irritou no volume foi, o fã-clube na Lenalee. Vocês sabem, quando os exorcistas voltam até a sede asiática, eles são recebidos pelo Bak(de forma muito mais cômica no anime) e o Rikei (que por sinal esqueci de dar os parabéns). Então o Rikei olha pra Lenalee e é amor à primeira vista, bla bla bla. Me irrita muito muito a Lenalee e o Allen serem o epicentro dos eventos romanticos. Então um amigo me disse: "Ah, mas por que são os protagoistas bla bla bla" tudo bem eles serem os protagonistas, mas eles não são os unicos exorcistas no mangá. Além disso, isso é um shounen, e romance é a ultima coisa que importa num shounen... do ponto de vista de quem o escreve é claro...

Enfim, o romance está presente em uma trama, por dois motivos: desenvolvimento de personagens e alívio cômico. Vamos analisar o Allen: como desenvolvimento de personagem ele tem a Lenalee, e a Rhode(sim, ela mesma!). Acho que todo mundo já entendeu que ele tem uma queda pela Lenalee, desde o volume 3 quando ele acorda depois de anestesiado e pensa "que gracinha" sobre a Lenalee. A partir daí, ele dá muita importância pra ela, como ouvir ela o chamando enquanto estava na China, sonhar com ela chorando, ficar com raiva de Jasdevit por tê-la matradado-a e a ajudando a subir a escada.
E temos também a Rhode, por que, eles são inimigos, ela foi a primeira Noah que conheceu, todos viram como isso foi importante, e também por que ela é muito mais, atirada do que qualquer um do mangá. Nem o Lavi chega a ser tão direto. Por que, não que tenhamos visto, ele não roubou o beijo de ninguém. Rhode funciona tanto como alivio comico quanto deselvolvimento de personagens, como visto no capitulo 203.

Já como alivio comico, nós temos, Lou Fa. Por que, bem, a Lou Fa gamou do Allen de imediato e bla, e não vou mencioanar a Fou, por que ela não conta, por que... o foco aqui não é o Allen.

Vamos falar da Lenalee. Como desenvolvimento de personagem temos Allen. Pra não repetir o que eu disse anteriomente sobre o mesmo, basta dizer que eles compartilharam o mesmo sonho. E temos também o Lavi. Sim, por que como foi respondido no volume 9 se não me engano, ele tem um interesse sim pela Lenalee, e o fato dele não sair por aí gritando ''strike!!'' mostra que isso é mais verdadeiro e puro do que uma mera atração. Afinal, quando estava na mente da Rhode, quem ele viu no caixão foi ela, e quem ele viu chorando pelos companheiros mortos, foi ela também. Embora essa cena da Lenalee chorando nos caixóes tenha uma falha técnica.

Como alivio cômico temos o Bak, e suas tentativas de vê-la no anime são muito melhores que no mangá. Ah sim, quando estrava traduzindo a novel Reverse, tinha um capitulo dedicado ao Bak e sua queda pela Lenalee. Sim, isso me chateou bastante.Foi um saco traduzir quando ele falava da Lenalee. E também temos o Rikei. Vocês se lembram dele né? É um Ichigo de cabelo preto e sorridente. Só avisando pra quem não sabe.

O problema do Rikei foi que, ele gostou da Lenalee, por puro alivio cômico. Isso logo depois do geneeral Cross passar uma cantada nela. Saturou muito de pessoas interessadas nela, e pior, foi uma coisa  completamente inutil, por que se já tinha o Bak como alivio cômico, não precisava do Rikei. Foi inutil e desnecessário, isso por que, esse não é o foco de shounen. O foco é eles cairem na pancadaria. Se for pra mostrar romance, que lembrem que existem outros personagens.

Enfim, acho que já falei mais do que devia, e sei que não expressei tudo o que eu queria dizer. E também que não postei esse texto quando eu queria por causa da internet que fugiu de mim essa semana. Acho que já está tudo bem entre nós agora... ou quase. Resumindo a minha opinião: a Lenalee não precisa de um fã-clube tão vasto.

Até mais tarde~

Um comentário:

bel147z disse...

ahn... esse comentário está grande, espero que não se importe.

Eu não vou dizer coisas como: "A Lenalee é um saco blábláblá" porque a Lenalee na verdade é até bem OK como personagem feminina.

Digo OK porque ela é muito clichê, ela é mais para uma personagem normalzinha, que é gentil com todos, se preocupa com todos, chora quando os heróis se machucam, em geral, age como todo mundo já sabe que ela vai agir. A única vez em que a Lenalee me surpreendeu foi quando ela lutou com o Akuma level3. Ali sim, ela se mostrou uma combatente corajosa, sangue-frio e tudo mais. Depois disso, o fato dela ter sido um peso-morto na saga da Arca, foi até compreensível e ela sofreu bastante lá, e se redimiu quando ajudou a derrotar o level 4.

Talvez, meu problema com ela, além de sua previsibilidade irritante, seja que ela chore demais. Demais mesmo até para uma garota clichê de mangá. Mas isso é algo que até dá pra aguentar...

Mas, agora, esse ponto que você tocou sobre todo mundo sempre se apaixonar por ela, realmente é algo que me tira do sério. Ela está bem só com o Allen. Só o fato do Lavi gostar dela já é algo que acho bem desnecessário. O Bak, assim como você disse, é pra ser cômico, mas o negócio do Rikei, além do fato do irmão ser obcecado por ela, soa tudo carregado demais. A autora, e isso é mais do que óbvio, gosta muito dela, assim como gosta do Allen, e portanto, deve achar natural todo mundo se apaixonar por eles, mas não soa natural para os leitores que não os acham tão incríveis assim.