segunda-feira, 5 de abril de 2010

Anime x Mangá

Oi pessoal! Saudades de mim? Imaginei que não... Hoje vou falar de uma coisa muito importante, que sempre quis comentar mas nunca tive oportunidade. A adaptação de D.Gray-man em anime.

Em meados de 2006, DGM torna-se anime, e como todo anime, foi adaptado para um publico mais jovem. E assim como muitos animes, foi censurado sim. Antes devo dizer, que acho DGM o manga mais inocente que eu já vi. Um nivel ameno de violencia, quase nula se analizar direito(posso falar disso outro dia), e a ausencia de fan-service muito comum em shounens. Bleach e Code Geass que o diga! Seguindo esse raciocinio, o anime não teria muitas alterações certo? Foi o que eu pensei, mas ao assisitir certas cenas pensei estar vendo uma versão americana oriunda da 4Kids. Não, o Cross não fuma um pirulito. Mas eu teria pensado isso, não fosse o audio japones.

A primeira mudança, demorei muito pra notar, e cair a ficha. Afinal foi tão sutil que eu nem me liguei. Violencia? Não! Sangue? Não! Cenas obscenas? Não! Palavrões? Tambem não! Nada disso, o simbolo da rosa cruz foi o primeiro a sofrer censura. A fim de minimizar as referencias ocidentais e catolicas, a cruz foi adaptada pra lembrar menos uma... cruz. Em um anime cristão comolidar

A cruz do mangá

A cruz do anime eu qro esses pins oi

Os demais volumes seguem sem muita diferença, mas o politicamente correto volta no volume 5, afinal, temos sangue, tortura e palavrões, no melhor estilo Rhode(ou Road).
A primeira cena, é quando Allen e Lenalee, são distraidos por akumas enquanto Rhode captura Miranda, e deixa na parede de seu apartamento, uma maigavel mensagem para os exorcistas. No Anime, a mensagem é diferente.

Va se f**** exorcista.

Eu peguei sua Innocence! Ho-Ho-Ho! papai noel oi

Cheguei a pensar que a Panini censuraria esta parte do mangá, já que havia censurado Naruto e Bleach. Fiquei feliz ao estar enganada =D

Posteriormente, temos Allen com seu braço pregado na parede, Lenalee inconsciente e Miranda sob tortura. No mangá, Miranda está com as mãos empaladas em seu relógio, com aquelas velas da Rhode. No anime, Miranda está simplesmente com as mãos amarradas. Isso não só quebrou todo o clima de tortura, como também deixou o momento até bobo.

Isso vai deixar uma cicatriz feia!

Desculpem, não achei scan melhor, mas da pra ver as cordas.

A cena seguinte é quando Allen, frustrado por Rhode ser humana, tem um rapido papo-cabeça com a Noah e tem seu olho empalado pela mesma. No mangá a cena é bem explicita, mas no anime, foi disfarçada.

Seria tão legal ver isso no anime. =/

A subida de camera mostrando as velas se jogando na parede. Um close no olho de Allen, e esse momento em negativo, indicando quando foi o acidente acima.

Os demais volumes seguem sem muitas diferenças tambem, apenas coisas bem insignificantes. Aqui estou postando apenas o que me chamou mais a atenção, e o que eu me lembro. Depois saltamos para a saga da China, onde Allen tenta trazer de volta sua Innocence. Quando ele tem uma conversa com o chefe Bak, aparece do nada Fou(e não For o-õ) e dá uma voadora no rapaz. Batendo com tudo na parede. Não que isto tenha sido censurado,mas foi suavizado, perdendo assim o impacto.

Onomatopéia imaginavel: KBOOM!

Onomatopéia imaginavel: Póim...!

Outra coisa comentavel sobre o anime, são os fillers. Uma coisa que todo otaku tem medo e assombra praticamente boa parte dos shounens infinitos.
Os fillers de DGM são bem, como posso dizer? infantis. Claro, não chega a ser tão ridiculo como Naruto, mas influenciados pelas censuras citadas acima, os fillers não são muito, adultos por assim dizer. Claro, todo manga, quando vira anime, sofre alterações para se adequar ao publico. Suavizam cenas, censuram, cortam cenas do mangá, mudam algumas falas. Isso lá no Japão ainda. quando a Viz ou 4Kids pega é outra historia...
São episodios até bobinhos, por assim dizer, afinal, filler não servem pra outra coisa, senão encher linguiça e distanciar do mangá.

Não que os fillers sejam ruins. Enquanto os fillers de Naruto e Bleach por exemplo, nada adicionam à historia vivem interrompendo as lutas do Ichigo pô, os fillers de DGM são um pouco mais uteis, amarrando pontas soltas no mangá, ou se aprofundando no passado de algum personagem secundario. Como foi a primeira missão do Krory, como a Miranda achou o caminho para o QG dos exorcistas, como foi a infancia de Daisya Barry RIP, qual foi o primeiro akuma que o Allen destruiu, ou o que ele foi obrigado a fazer para pagar as contas do seu mestre, você só vê no anime.

Não que o anime em si seja ruim, apenas como muitos animes de hoje em dia, não superam a obra original. O ambiente muito escuro, não ajuda muito os pontos positivos, mas ver os ataques dos Komulins(foram tres no anime xD) e outras cenas de comedia compensam bastante. Mesmo que em seus 103 episodios, acabou-se apenas por que estava muito proximo(e bota proximo nisso!) do mangá. Tambem, todos sabemos como a Hoshino paralizou o manga varias vezes.

Mesmo sendo fraco, em comparação ao mangá, não deixe de ver o anime. Afinal, não vai cair pedaço né, e as aberturas e encerramentos são muito bons! Qualquer dia os trago pra vocês.

Até mais o//

4 comentários:

Matt disse...

\°o°/ impressionante os cortes u.u
eu só vi os 5 primeiros episodios... tenho que ver o resto.
pena a cena da tortura ser cortada mesmo... adoro ela *o*

Isabelle Lee - disse...

teem tanta diferençaa né. as vezes passam despercebidas .mais outrar siaosiao -
áa, eu amo dgray *-* /JURA?! rsrs . é, qe num tem como naao adoraar . mais enfim , faço kos da lenalee *---* e eu adorei passar por aqui . Beijos, Itekimasu-

Leon Walker disse...

Adorei essa postagem a única coisa que eu não gostei foi que você mostrou o anime de uma forma meio negativa( Prefiro o anime que o mangá pela arte digital e pelos fillers que tapam os buracos[ outros fãs de DGM não me linchem no final temos apenas uma opinião DGM é o melhor anime de todos]) e isso pode desencorajar um pouco os fãs e de vez en quando até abaixar o número de espectadores dessa obra perfeita, e você faltou mencionar as músicas como a da Road Kamelot e a melodia do 14º que são completamente viciantes

Muito boa a postagem continue assim

Anônimo disse...

sei quem não vi muita coisa do anime e só peguei o manga do vol 11 - 19, mas fiquei com umas duvida:
Os uniformes do exorcistas não esta diferente do manga?
A garra gigante do allen? não era uma especie de eduard mãos de tezoura? no anime parece tipo sei lá as garras do livro do jogo Nier