sexta-feira, 2 de julho de 2010

Violencia e inocencia

Waaaa que dia maravilhoso hoje. Vocês não fazem idéia do quão feliz estou hoje. Pra vocês terem uma idéia, é só imaginarem o Allen pensando nas contas do general Cross, o Kando ouvindo seu primeiro nome, e esses dois mau humorados juntos. É estou assim hoje ¬¬*

Enfim, hoje eu vim falar sobre a violencia inocente em DGM. E que belo trocadilho não? :D Eu já havia dito que acho DGm o shounen mais inocente que eu já vi, por conta de sua ausencia de violencia e fanservice, tão comum hoje em dia. Pra ser mais exato, há tres tipos de violencia. Violencia, violencia explicita e violencia gratuita.
Violencia normal, é o que mais se vê em shounes comuns. Duas pessoas lutando, danos corporais, sangue, ematomas, membros quebrados etc.
Violencia explicita, é quando a violencia que está ali, foi feita para chocar. Uma violencia que não teria como ser aliviada. Como obras que mostra os bastidores da guerra, o sub-mundo do crime. Geralmente obras que retratam algum fato real, um assassinato brutal baseado em fatos reais ect.
Já violencia gratuita, é aquele tipo de violencia que cai no exagero. Que você e pensa, que isso nunca aconteceria de verdade, ou não era necessario colocar dessa forma. O exemplo mais comum, é Cavaleiros do Zodiaco. O anime foi bem censurado, enquanto o mangá é bem violento e exagerado. Tudo é resolvido com sangue, e jorra sangue pra todo lado, corpos explodindo, cabeças decepadas... e desculpe, mas a morte do Cassius não cola.

Enfim, não só temos umas situações de violencias bem amenas em DGm, com també a ausencia de fanservise. Afinal o que vemos nesse sentido no anime/mangá? A saia curta da Lenalee e só. Ela nunca apareceu em alguma pose constrangedora, ela não é espiada por ninguem e até as fotos do Bak são bem inocentes.

Não que DGm não seja violento. Aqui temos pessoas lutando em plena guerra contra akumas, eles se machucam, se ferem, mas saram rapidamente. Vemos o Kanda por exemplo, que ele se recupera dos ferimentos mias graves em minutos. E o Allen ora ou outra está com seu braço quebrado, despedaçado, empoeirado, rachado, desmenbrado. E mesmo quando Ticky o destruiu, não houve uma gotinha de sangue sequer. Na verdade, sangue aparece ali de dois jeitos: quando o Timcampy morde o Allen ou coisa parecida, ou em forma de escoriações. não é muito comum vê-los cuspindo sangue, embora isso já tenha acontecido. Em compensação,em shounens normais, eles vomitam litros de sangue e seguem em pé.

Outra coisa é a questão do que é violento. É muito comum em mangás, ver pessoas matando pessoas. Enquanto DGm, eles lutem contra maquinas mesmo que com feções humanas. Ou seja, eles nãomatam ninguem, só destroem coisas que parecem humanas. Isso até chegar os Noah. Onde este são humanos. A Rhode por exemplo, adora torurar pessoas e akumas, Ticky costuma usar os Teez para devorar pessoas por dentro e etc. Mas mesmo assim, temos os poderes especiais que ''disfarçam'' tudo, ele sempre se pegam na porrada, mas dificilmente vemos litros de sangue jorrando. Deixando uma coisa mais realista, diferente quando o heroi, sem forças e quase morto, nunca morre de verdade, e no dia seguinte está plantando bananeira.

Mas se violencia significa sangue, então a luta do Krory contra Jasdebi foi a mais violenta volume 11 cade???. A innocence do Krory está em seu sangue, e no momento em que ele havia sido derrotado, o sangue dele toma o controle da situação derrotando assim o Noah. Sim, eles foram derrotados pelo sangue do Kroky. xDD

Claro que o mangá não fica inocentezinho assim o resto da vida. Na verdade, as coisas começam a ficar mais tensas no fim da saga Arca de Noé. Depois disso, temos uma intriga com o Allen, então o Croos de suicida, um monte de gente morre, pessoas perdendo dedos, a innocence da Lenalee virando sangue, o passado do Kanda tabém é deveras brutal, com assassinatos em massa, as experiencias quase mortais para forçar a sincronização da innocence e varios outros fatores até então nunca vistos em DGm. Mas nem por isso, menos realista. em alguns casos, as pessoas que quase morreram morreram de verdade. Sim, DGM cresceu muito esses seis anos.

Hm, acho que era só isso que eu tinha pra dizer... não foi um texto tão grande quanto eu achei que fosse... acho que foi por causa do meu humor. Enfim, acho que amanhã eu vou trazer spoilers do capitulo 196. até o//

Um comentário:

Matt disse...

\o\~
eu gosto da violência que se encontra em DGm xDDD

só o que não gosto é de mortes que não matam e_e tipo quando o Noah mata o Allen, e ele continua vivo ._." -q

e não se ve sangue atoa mesmo u.u